Banco de Negócios

Valoração de Empresas

O trabalho de valorar um negócio (fazer o valuation) consiste em utilizar metodologias reconhecidas pelo mercado para determinar o seu valor justo.

As principais metodologias utilizadas são:

- Fluxo de caixa descontado: mais completa, consiste no valor presente do fluxo de caixa futuro do negócio. É também mais trabalhosa, pois requer a elaboração de uma projeção futura dos resultados do negócio, sua necessidade de investimentos em bens de capital e capital de giro e a estimativa do risco do negócio, que resultará na taxa de desconto.

- Múltiplos: considera múltiplos do faturamento, do lucro líquido ou EBITDA de negócios semelhantes já transacionados. É uma metodologia bastante utilizada para possibilitar o cálculo aproximado do valor do negócio de forma rápida e simplista, servindo em geral como parâmetro comparativo com outras metodologias.

- Valor de liquidação: valor de mercado dos ativos menos o passivo. Geralmente aplicada quando a perspectiva de continuidade do negócio é remota, devido aos resultados.

Temos bastante experiência com a valoração de negócios em rede, de pequeno e médio porte, o que garante ao nosso cliente uma visão mais realista e pragmática do valor justo do seu negócio.

Conhecer esse valor justo é uma ferramenta fundamental para o empresário que deseja transacioná-lo de forma total ou parcial no curto prazo, ou pode também ser o primeiro passo para aplicar na empresa a Gestão Baseada em Valor.

Insira as informações abaixo e receba uma proposta para avaliação do valor do seu negócio!